Gincana da Propaganda envolve alunos da habilitação em Publicidade da ECOS em diversas atividades até o dia 19
A partir da vontade de incentivar os alunos de Publicidade [e elas próprias] a produzir, as alunas Cadija Souza e Marta Antunez resolveram retomar a realização da
Gincana da Propaganda em seu projeto experimental. O resultado é a realização da 7ª edição do evento [a edição anterior foi em 2004], que acontece
entre os dias 11 e 19 de outubro na
Escola de Comunicação Social da UCPel.
O objetivo do projeto é “incentivar os alunos a mostrar o seu trabalho, a não ter vergonha de construir conhecimento, de adquirir conhecimento, de receber críticas”, relata Cadija Souza, uma das organizadoras da Gincana. A produção é importante para se ter o que mostrar quando se vai para o mercado de trabalho.
E é a partir dessa idéia que os alunos participantes da Gincana
precisam elaborar uma campanha publicitária, a partir de um briefing. A tarefa é desenvolver estratégias para os clientes, de acordo com necessidades de comunicação específicas. O grande desafio é, de acordo com Cadija, criar “estratégias que motivem as pessoas, que levem as pessoas à compra, e que desenvolva toda a comunicação desses clientes”.
A Gincana começou no dia 11 de outubro, quinta-feira, com a entrega dos briefings aos alunos. São
duas categorias, Júnior e Master. Na
categoria Júnior, para alunos que ainda não cursaram a disciplina de Redação Publicitária, o desafio dos candidatos é desenvolver um novo logotipo para a ECOS, além de planejar a campanha de motivação dos 50 anos da Escola de Comunicação Social. Já na
categoria Master, o cliente é a
Sarandi, e a campanha de lançamento do Guaraná da marca. A Sarandi é cliente da
Martins + Andrade, agência de publicidade porto-alegrense. Os alunos vencedores da Gincana na categoria Master ganham como prêmio um estágio na Martins + Andrade. O prazo para entrega das peças é dia 17 de outubro, às 18h. Os vencedores serão anunciados no dia 19, sexta-feira, às 19h, durante a realização do debate Sobreposição.
Participação dos alunosOs alunos podem participar na forma individual ou em dupla. Ao todo, são 58 inscritos. A expectativa inicial era a de que houvesse 20 inscritos. Segundo Cadija, o número de inscritos “super-superou” a expectativa.
Além de ter de buscar estratégias criativas para os clientes, os alunos precisam ainda aprender a lidar com os prazos. “É complicado, é muito pouco tempo para o lançamento de um produto. Se fosse para criar um anúncio, ou alguma coisa assim, era muito mais fácil. A gente tem que ver o mercado, como está, temos que ver os concorrentes. É bem complicado, tem bastante coisa. Espero que dê tempo”, disse o aluno do 6° semestre de Publicidade, João Pedro Allemand, a respeito do prazo exíguo para a criação das peças. João Pedro participa em dupla com Francisco Ifarraguirre, também do 6° semestre. Os dois não sabem se vão conseguir concluir a tarefa a tempo, mas, mesmo assim, consideram a Gincana uma boa oportunidade para os alunos da ECOS produzirem.

João Pedro e Francisco participam na categoria MasterPara João Pedro, a Gincana “cria um espírito de competição entre o pessoal da faculdade. Isso é bom porque a gente se puxa um pouco mais para fazer uma coisa mais criativa, melhor”. Já Francisco comenta o fato de que a ECOS é “meio carente em termos de eventos” e, para ele, “tinha que ter muito mais atividades como essa que está tendo”.
Evento paraleloAlém da Gincana, projeto experimental das alunas Cadija Souza e Marta Antunez, há ainda o debate Sobreposição, organizado também por elas, e pela aluna Patrícia Damasceno. O projeto experimental de Patrícia envolve analisar as diferenças e semelhanças das profissões de designers e publicitários. O projeto de Cadija Souza e Marta Antunes era a retomada da realização da Gincana da Propaganda. O Sobreposição nasce da intersecção entre os dois projetos, na forma da realização de um debate entre publicitários e designers. O debate ocorre no dia 19 de outubro, sexta-feira, às 19h, no ginásio do Campus II. Na ocasião, também serão anunciados os vencedores da Gincana da Propaganda.