segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Qual é o futuro do jornalismo?



No futuro do jornalismo, a participação dos leitores é inevitável. Com as ferramentas disponibilizadas na Internet, qualquer um pode publicar uma notícia e informar as pessoas sobre o que está acontecendo próximo ao local onde se encontra.

Mas essa participação não anula a necessidade de se ter um jornalista, pelo menos para mediar a informação. Os "repórteres cidadãos" muitas vezes não têm compromisso com a ética e o interesse social, e podem, por exemplo, publicar notícias falsas.

Assim, o jornalista terá cada vez mais novos papéis a desempenhar, como organizar e hierarquizar a informação produzida por leitores ou por outros jornalistas... Novos empregos já estão surgindo, como editor de palavras-chave.

O jornalismo precisará buscar formas alternativas para continuar desempenhando seu papel de informar e complementar informações. Talvez o futuro do jornalismo seja ter de se reinventar a cada dia, buscando novas maneiras de contar a mesma história, atuando junto a espaços que antes não atuava, e abrindo mão de fórmulas tradicionais já ultrapassadas.

Nenhum comentário: