segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Avaliação Heurística

Site analisado: Último Segundo

Conclusões:

No geral, o site apresenta pontos positivos em termos de feedback, compatibilidade entre sistema e mundo real, controle do usuário para navegação, prevenção de erros e ajuda e documentação. Entretanto, deixa a desejar em termos de consistência e estética.

O sistema de feedback para os links é interessante. Ao parar o mouse em cima de qualquer palavra clicável, ela fica sublinhada, indicando que se trata de um link (mas esse recurso de sublinhar ao passar o mouse também aconteceu em palavras que não são links, o que pode ser interpretado como um erro). Também há imagens indicando se a página que se vai abrir com o link é um vídeo, uma foto ou um áudio, como uma forma de mostrar feedback para o usuário, e também demonstrando a compatibilidade entre o sistema e mundo real

Entretanto, esse mesmo padrão é seguido pelos links patrocinados na capa do site, que também utilizam o mesmo padrão gráfico (cor de texto e fonte) das manchetes jornalísticas, o que pode confundir o usuário e levá-lo a clicar em um link acreditando se tratar de informação, quando, na verdade, é publicidade.


o site ajuda o usuário a reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erros (heurística 9)


Em formulários, o sistema se comunica com o usuário avisando por alertas em javascript caso o usuário tenha esquecido de preencher alguma informação, o que impede o erro, por exemplo, de se enviar uma determinada matéria por e-mail para um amigo sem colocar o nome do remetente.

Em termos estéticos, o site é um desastre, pois há muitas informações disputando a atenção do leitor, tanto na página inicial quanto nas páginas de cada notícia. Não há uma separação nítida entre os diferentes elementos textuais e há situações em que a própria notícia é apresentada em um bloco único de texto (sem subdivisão em parágrafos), ou em um formato bizarro (como nesta notícia, em que há uma quebra de linha perdida no meio da primeira frase do texto).

Nenhum comentário: