segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Oportunidade para colocar estratégias publicitárias em prática

Divulgação da Gincana da Propaganda envolve a utilização de diversas ferramentas publicitárias


Não são apenas os alunos participantes que têm a oportunidade de elaborar peças publicitárias criativas na Gincana da Propaganda. As alunas organizadoras do evento, Cadija Souza e Marta Antunez, também tiveram que pensar em estratégias criativas para divulgar a Gincana.

“Buscamos usar as ferramentas que aprendemos em aula”, disse Cadija. Assim, ferramentas como mídia impressa (cartaz, banner, folder), marketing viral, mídia alternativa, e-mail marketing, marketing direto, e divulgação em redes sociais e no site da ECOS, fizeram parte da campanha de divulgação da Gincana. A idéia era usar diversas ferramentas de divulgação, de modo a fixar a marca.


Adesivos da gincana, na lixeira externa e no banheiro feminino do térreo


“No começo, era só o adesivo. Ninguém sabia direito o que era”, relatou Cadija. Os adesivos preenchiam a função de um teaser. Vários adesivos foram distribuídos aos alunos da ECOS. Outros tantos foram afixados em lugares aleatórios do Campus II, como no computador da biblioteca, no espelho do banheiro, e até em salas de aula.


Comunidade da Gincana da Propaganda no Orkut


Depois, começaram a aparecer os cartazes, explicando um pouco o que era o evento. Ao mesmo tempo, foi criado um perfil no Orkut e uma comunidade para divulgação da Gincana. Os alunos da ECOS também receberam um e-mail marketing com informações básicas sobre o evento.

Em um momento posterior, as alunas passaram nas salas de aula para convidar os alunos a participarem do evento. Essa estratégia de marketing direto envolvia ainda a entrega de folderes aos estudantes.


Caixas no saguão da ECOS


A mídia alternativa é expressa nas caixas que estavam no saguão do Campus II durante a Gincana. A idéia era usar meios alternativos para chamar a atenção do público-alvo da Gincana.