quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Alunos de Publicidade exercem a criatividade

Gincana da Propaganda envolve alunos da habilitação em Publicidade da ECOS em diversas atividades até o dia 19



A partir da vontade de incentivar os alunos de Publicidade [e elas próprias] a produzir, as alunas Cadija Souza e Marta Antunez resolveram retomar a realização da Gincana da Propaganda em seu projeto experimental. O resultado é a realização da 7ª edição do evento [a edição anterior foi em 2004], que acontece entre os dias 11 e 19 de outubro na Escola de Comunicação Social da UCPel.

O objetivo do projeto é “incentivar os alunos a mostrar o seu trabalho, a não ter vergonha de construir conhecimento, de adquirir conhecimento, de receber críticas”, relata Cadija Souza, uma das organizadoras da Gincana. A produção é importante para se ter o que mostrar quando se vai para o mercado de trabalho.

E é a partir dessa idéia que os alunos participantes da Gincana precisam elaborar uma campanha publicitária, a partir de um briefing. A tarefa é desenvolver estratégias para os clientes, de acordo com necessidades de comunicação específicas. O grande desafio é, de acordo com Cadija, criar “estratégias que motivem as pessoas, que levem as pessoas à compra, e que desenvolva toda a comunicação desses clientes”.

A Gincana começou no dia 11 de outubro, quinta-feira, com a entrega dos briefings aos alunos. São duas categorias, Júnior e Master. Na categoria Júnior, para alunos que ainda não cursaram a disciplina de Redação Publicitária, o desafio dos candidatos é desenvolver um novo logotipo para a ECOS, além de planejar a campanha de motivação dos 50 anos da Escola de Comunicação Social. Já na categoria Master, o cliente é a Sarandi, e a campanha de lançamento do Guaraná da marca. A Sarandi é cliente da Martins + Andrade, agência de publicidade porto-alegrense. Os alunos vencedores da Gincana na categoria Master ganham como prêmio um estágio na Martins + Andrade. O prazo para entrega das peças é dia 17 de outubro, às 18h. Os vencedores serão anunciados no dia 19, sexta-feira, às 19h, durante a realização do debate Sobreposição.

Participação dos alunos

Os alunos podem participar na forma individual ou em dupla. Ao todo, são 58 inscritos. A expectativa inicial era a de que houvesse 20 inscritos. Segundo Cadija, o número de inscritos “super-superou” a expectativa.

Além de ter de buscar estratégias criativas para os clientes, os alunos precisam ainda aprender a lidar com os prazos. “É complicado, é muito pouco tempo para o lançamento de um produto. Se fosse para criar um anúncio, ou alguma coisa assim, era muito mais fácil. A gente tem que ver o mercado, como está, temos que ver os concorrentes. É bem complicado, tem bastante coisa. Espero que dê tempo”, disse o aluno do 6° semestre de Publicidade, João Pedro Allemand, a respeito do prazo exíguo para a criação das peças. João Pedro participa em dupla com Francisco Ifarraguirre, também do 6° semestre. Os dois não sabem se vão conseguir concluir a tarefa a tempo, mas, mesmo assim, consideram a Gincana uma boa oportunidade para os alunos da ECOS produzirem.


João Pedro e Francisco participam na categoria Master


Para João Pedro, a Gincana “cria um espírito de competição entre o pessoal da faculdade. Isso é bom porque a gente se puxa um pouco mais para fazer uma coisa mais criativa, melhor”. Já Francisco comenta o fato de que a ECOS é “meio carente em termos de eventos” e, para ele, “tinha que ter muito mais atividades como essa que está tendo”.


Evento paralelo

Além da Gincana, projeto experimental das alunas Cadija Souza e Marta Antunez, há ainda o debate Sobreposição, organizado também por elas, e pela aluna Patrícia Damasceno. O projeto experimental de Patrícia envolve analisar as diferenças e semelhanças das profissões de designers e publicitários. O projeto de Cadija Souza e Marta Antunes era a retomada da realização da Gincana da Propaganda. O Sobreposição nasce da intersecção entre os dois projetos, na forma da realização de um debate entre publicitários e designers. O debate ocorre no dia 19 de outubro, sexta-feira, às 19h, no ginásio do Campus II. Na ocasião, também serão anunciados os vencedores da Gincana da Propaganda.

3 comentários:

raquel disse...

A foto ficou ~ótima. :)

Anônimo disse...

prefect extinguished this gratis [url=http://www.casinoapart.com]casino[/url] perk at the obscene [url=http://www.casinoapart.com]online casino[/url] directions with 10's of supplemental [url=http://www.casinoapart.com]online casinos[/url]. remain true to agent in [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-roulette.html]roulette[/url], [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-slots.html]slots[/url] and [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-baccarat.html]baccarat[/url] at this [url=http://www.casinoapart.com/articles/no-deposit-casinos.html]no undermine casino[/url] , www.casinoapart.com
the finest [url=http://de.casinoapart.com]casino[/url] against UK, german and all wonderful the world. so in league of the summit [url=http://es.casinoapart.com]casino en linea[/url] corroborate us now.

Anônimo disse...

You could easily be making money online in the hush-hush world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat techniques[/URL], Don’t feel silly if you have no clue about blackhat marketing. Blackhat marketing uses alternative or misunderstood methods to build an income online.