segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Orkut muda, mas continua igual

MATÉRIA OPINATIVA

[Rascunho]

Google faz suspense exagerado quanto ao novo layout do produto


muda o visual, segue o mesmo site


Aos poucos, os primeiros grupos de usuários selecionados aleatoriamente já podem acessar o Orkut com o novo visual. A mudança foi anunciada no dia 23 de agosto, quinta-feira, no blog oficial do site, como uma grande transformação. Entretanto, não há nada de inovador em seguir as tendências gerais da Web 2.0 – e com pelo menos um ano de atraso.

Segue o azul monótono, entra um pouco mais de branco. Cantos arrendondados, acabamentos suaves, barras em 3D e sombreamentos são algumas das “novidades”. As mudanças prendem-se a aspectos meramente formais. De inovador mesmo talvez tenha o fato de que as informações mudaram de lugar. Agora, as principais ferramentas do Orkut – página de recados, amigos e comunidades - aparecem logo no topo da página, e informações adicionais, como novidades e ajuda, migraram para uma barra na parte inferior do site.

A idéia de simplicidade foi mantida. Mas seria perfeitamente possível manter a simplicidade, e trazer alterações relevantes. Com tantos produtos do Google, seria possível fazer integrações interessantes – algo que fosse além da mera possibilidade de anexar vídeos e feeds ao perfil. Algo como poder criar um perfil que pudesse atuar como uma verdadeira página inicial. Algo como o que faz o Facebook.