domingo, 26 de agosto de 2007

Alunos da ECOS apresentam trabalhos no Intercom

Evento ocorre de 30 de agosto a 2 de setembro em Santos, São Paulo



logo da 30ª edição do evento


Na próxima semana, quatro mil pessoas são esperadas em Santos, São Paulo, para a 30ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento é promovido anualmente pela Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, e este ano terá como tema “Mercado e Comunicação na Sociedade Digital”.

Dezenas de alunos da Escola de Comunicação Social da UCPel também se preparam para participar do Intercom deste ano. Ao todo, os alunos da ECOS participam com nove trabalhos no Intercom Júnior, dois no Expocom e dois no Altercom. Alunos de graduação participam do Intercom Júnior e do Expocom. Já o Altercom é para graduados e pós-graduandos.

O alto índice de participação de alunos evidencia o aumento da produção científica da instituição, que vem se consolidando no cenário estadual e nacional como celeiro de jovens talentos. Os alunos têm reconhecido a importância de participar de eventos acadêmicos como uma forma de complementar sua formação.

Na ECOS, os estudantes encontram um grande incentivo à produção científica, “em especial na área de cibercultura” - é o que constata o aluno Rafael Varela, do 8° semestre de Jornalismo, e que este ano apresentará o trabalho Capital Social em Memes do Orkut.

Para Jandré Batista, aluno do 4° semestre de Jornalismo da ECOS e que apresenta pela primeira vez um trabalho no Intercom, “é importante participar [do Intercom] para se complementar o que é passado em sala de aula. É uma oportunidade de nos aprofundarmos em áreas específicas de nosso interesse e até mesmo de nos ‘acharmos’ na área”. Jandré apresentará o trabalho Um relato fotoetnográfico com vistas ao desenvolvimento sustentável e étnico da sociedade ilhéu documentada. O caso dos produtos hortifrutigranjeiros produzidos na Ilha dos Marinheiros no Intercom Júnior. A pesquisa integra o Projeto Fotográfico Ilha dos Marinheiros.

Por ser sua primeira apresentação de trabalho em congressos, ele está apreensivo. “Naturalmente estou bastante ansioso, mas a expectativa é das melhores, espero que eu consiga fazer um boa apresentação”, disse Jandré.


Intercâmbio de saberes

Além de propiciar um ambiente para que os alunos possam aprofundar conhecimentos, congressos acadêmicos como o Intercom também propiciam um intercâmbio de saberes entre jovens e mestres. De certa forma, todos têm a chance de compartilhar seus conhecimentos e contribuir para o avanço da ciência da comunicação. Mas essa responsabilidade também gera um certo grau de preocupação.

“As pesquisas sobre o Second Life são muito recentes, por isso, estou apreensiva quanto a recepção do nosso trabalho”, preocupa-se Alessa Rovere, aluna do 7° semestre de Jornalismo da ECOS, que apresentará o trabalho Uma proposta do uso do Second Life como ferramenta educacional no Intercom Júnior.

Mesmo assim, a jovem não desanima. “Espero que ele sirva para incentivar nossos colegas acadêmicos a pesquisar sobre o uso do Second Life não só na educação, mas também na adaptação do programa para servir como ferramenta de comunicação”, disse Alessa.


a estudante Alessa Rovere


Já Rafael espera “que os resultados dos estudos de memes no Orkut possam ser de valia para outros colegas que pesquisam na área de cibercultura, assim como possam trazer resultados relevantes para sociedade, com base nos dados oriundos do comportamento dos usuários pesquisados”. Dentro da perspectiva do intercâmbio de saberes, ele também deseja “que isso possa permitir que a pesquisa seja aprofundada por outros acadêmicos ou mesmo com fins para outras linhas de pesquisa”.

No fundo, o que esses jovens desejam é poder contribuir de alguma forma para o avanço do conhecimento científico. E a participação em eventos como o Intercom pode servir para eles como porta de entrada para o mundo das Ciências da Comunicação.


Refeições para todos os gostos

O cardápio do congresso anual da Intercom é bem variado. Há uma série de eventos acontecendo ao mesmo tempo. O prato principal é o CECOM, Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que este ano encontra-se em sua 30ª edição. Mas isso só vai acontecer na manhã do dia 31 de agosto, sexta-feira. Para os outros dias, há outros eventos.

Como aperitivos, há o Colóquio Binacional, ainda no dia 29 de agosto, quarta-feira, e o Bibliocom (mostra de livros). Nesse mesmo dia começa a Educomídia (feira de livros), que se estende até o final do congresso.

A entrada é composta por Oficinas Intercom, dia 30 de agosto, quinta-feira, seguidas de uma boa dose de eventos variados (como Multicom, Publicom, Altercom, LusoRevcom entre outros) a partir do dai 31 de agosto, sexta-feira.

Como acompanhamentos ao prato principal, há o Expocom, o Intercom Júnior, o Endocom e o Encontro dos Núcleos de Pesquisa, cujas atividades principais se concentram nos dois últimos dias de evento (1° e 2 de setembro, sábado e domingo).

Alunos de graduação apresentam seus trabalhos (em geral, para outros alunos de graduação) no Expocom e no Intercom Júnior. O Expocom é uma mostra competitiva de trabalhos práticos experimentais. Os finalistas já passaram por triagem regional prévia, e, neste ano, a ECOS concorre em duas categorias (Jornal e Pesquisa de Opinião). Já o Intercom Júnior é o espaço para que os alunos apresentem relatos de pesquisas de iniciação científica. A ECOS participa com nove trabalhos, em áreas variadas, que vão de fotografia a redes sociais na Internet.

Como sobremesa, na noite do último dia de evento, há a cerimônia de entrega dos prêmios do Expocom, seguida da solenidade de encerramento do congresso.

Um comentário:

Gilberto Consoni disse...

Que legal que a Ecos tem vários trabalhos esse ano. Vejo que a pesquisa está crescendo consideravelmente em relação aos últimos anos.

Quanto ao cardápio, quero comer até ter uma congestão. :P

Gostei do texto e boa sorte nas tuas duas pesquisas no Intercom desse ano. :)