terça-feira, 28 de agosto de 2007

Orkut tem novo visual

MATÉRIA INTERPRETATIVA

[Rascunho]

página de relacionamentos muda visual após três anos com o mesmo layout


conheça o novo visual do orkut


Desde o dia 23 de agosto, quinta-feira, o Orkut apresenta mudanças em seu visual. As alterações são, em sua maioria, apenas de cunho estético: não mexem na função da ferramenta. Mas podem contribuir para alterar a percepção do usuário ao acessar o produto.

Desde seu lançamento, em 2004, o Orkut permanecia com praticamente o mesmo layout. Pequenas alterações no visual foram feitas ao longo dos últimos três anos, mas nenhuma delas tinha modificado, até então, o constante fundo azul e a forma de exibição dos ícones.

Com as mudanças, agora, o Orkut passa a ter um visual estilo Web 2.0.

Segundo Tim O’Reilly, a Web 2.0 é uma plataforma de construção de sites baseada na interação. O termo se refere ao modo como certas páginas da Internet passaram a ser produzidas após mais ou menos o ano 2000, privilegiando a participação do usuário, e não a geração de conteúdo. Como a palavra passou a conotar modernismo e novidade, passou-se a associar também o termo ao visual padrão de páginas que adotassem esse modelo. Assim, elementos como construções em Ajax, cantos arredondados, sombreamentos e ícones em 3D passaram a ser associados à idéia de Web 2.0.

O novo visual do Orkut apresenta cantos arredondados, sombreamentos e novos ícones. As outras páginas do Google costumam ter um visual enxuto – costuma-se privilegiar o conteúdo em detrimento do layout. O site do Orkut é um dos poucos que foge à regra. E o novo visual o afasta ainda mais do visual das outras ferramentas Google.

Também há mudanças na arquitetura de informação do Orkut. Segundo o blog oficial do site, as seções consideradas mais acessadas – página de recados, amigos e comunidades – receberam destaque ao serem colocadas em uma barra bem no alto da página. Já informações menos relevantes – e que antes se encontravam no topo da página – migraram para uma barra secundária na parte inferior do site.

A arquitetura de informação diz respeito ao modo de disposição de elementos em uma página, de forma a fazer com que o usuário consiga se localizar no site. Uma arquitetura de informação eficaz é aquela construída com foco no usuário.

Nenhum comentário: