segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O furacão em micropostagens

Ferramenta que permite publicações rápidas e curtas tem se mostrado eficaz para manter pessoas informadas durante tempestades



mensagem de TheJamaican no Twitter


O usuário TheJamaican questiona, a partir de sua página no Twitter, as informações dadas pela CNN sobre a passagem do furacão Dean pela Jamaica, seu país. A frase é escrita às pressas, e em um tamanho reduzido, por conta das limitações de espaço do microblog em questão.

Da mesma forma, agências de notícias como Reuters e BBC atualizam suas páginas minuto a minuto com pequeníssimas notas sobre a movimentação do furacão. A ferramenta StormTrack, especializada em tempestades, também utiliza o Twitter para passar informações sobre o furacão Dean de forma mais veloz.


mensagem de TheStormTrack.com no Twitter


A passagem do furacão Dean, dentre outras coisas, tem servido para mostrar o potencial do Twitter para funções bem diferentes da proposta inicial do site, de se dizer o que se está fazendo. A estrutura de atualizações rápidas e a integração com dispositivos móveis permitem que informações sejam dadas em tempo real. Isso faz do Twitter um espaço propício para propagação de dados recentes sobre o clima ou o trânsito, como o que acontece no caso do furacão.

Mais rápido que um blog, o microblog permite que um esboço da informação seja dado antes que uma postagem maior e mais detalhada seja produzida. E as atualizações podem ser feitas e recebidas através do celular, o que permite que as informações tenham mais chances de chegar aos destinatários finais, mesmo em caso de falta de luz – como é a situação de TheJamaican, que relata em sua breve atualização o fato de que está sem energia elétrica.

As atualizações do Twitter vêm se juntar às outras formas de participação dos cidadãos na divulgação do que acontece na catástrofe.

Nenhum comentário: