segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Um exército de cidadãos jornalistas

Furacão Dean mostra a força do jornalismo colaborativo


Moradores das áreas afetadas pela passagem do Furacão Dean (com intensidade 4 na escala Saffir-Simpson e que deverá atingir o México na manhã de terça-feira, 21 de agosto) têm utilizado-se de ferramentas de colaboração para informar às demais pessoas em tempo real sobre a situação do clima e do trânsito em suas localidades.

O mesmo fenômeno já tinha sido observado durante a passagem do furacão Katrina, em 2005, em Nova Orleans. As pessoas se valem das ferramentas disponibilizadas pela rede e da facilidade de comunicação permitida por dispositivos móveis de comunicação, como celular e computador, para repassar informações que possam ser úteis para outras pessoas. Dessa forma, conseguem dar a informação até mesmo antes da grande mídia, e de forma hiperlocalizada, com preocupação com as questões locais que estão enfrentando.


Alguns exemplos de conteúdo colaborativo sobre a passagem do furacão Dean:

Blogs
Go-Jamaica Hurricane Dean Watch
Hurricane Dean Blog

Fotologs
Fotos de Robert Birkenes no Flickr
Grupo Hurricane Dean Jamaica no Flickr

Jornais
O jornal Jamaica Gleaner, o mais antigo em operação no país, solicita o envio de fotos por e-mail a partir de um quadro em destaque em sua página inicial.

Microblogs
Também há informação em tempo real sobre o furacão no Twitter.

Um comentário:

Caique Gonçalves disse...

as potencialidades das novas tecnologias de comunicação vem redefinindo nossos conceitos sobre a informação e interatividade.