segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Crítica de matéria

- Escolher uma matéria de qualquer veículo e fazer uma crítica do estilo dessa matéria.


Matéria analisada: TV digital dará mais audiência a novelas e séries, do Estadão

Em termos gerais, quanto à forma, a matéria está adaptada para leitura na tela no sentido de que possui parágrafos separados por linhas em branco, foto (recurso multimídia) para facilitar a escaneabilidade, manchete em fonte destacada do resto do texto, presença de linha de apoio, e tamanho total não superior a uma rolagem de tela. Não há palavras em destaque no meio do texto (o que facilitaria a escaneabilidade), nem links nas palavras (recurso de hipertexto). Mas há um bloco com links para outras matérias relacionadas do mesmo jornal ao final do primeiro parágrafo (que acaba chamando mais a atenção do que o resto do texto!). Há espaço para comentários (interatividade).

Quanto ao conteúdo, a relação manchete/linha de apoio é um tanto confusa. O lide também não deixa claro do que se trata a informação (porque não explica com clareza por que exatamente aumentaria a audiência de novelas e seriados, e também não explica com clareza de onde saiu essa informação). Assim, embora haja objetividade, falta um pouco de clareza - talvez se a informação estivesse disposta de uma forma mais organizada fosse possível compreendê-la com mais facilidade. Predominam frases em ordem direta.

A notícia se refere a algo que estaria acontecendo ‘hoje’, sem especificar o dia (“Está em fase de testes hoje no Ibope”), o que pode ser considerado um certo deslize de precisão (mas a notícia possui data e hora de publicação estampados na parte superior da tela, antes do título).

Apesar de tudo, a notícia parece estar bem adaptada para leitura na web :)

Um comentário: