quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Fases e características do jornalismo online

Atividade

1) Encontrar exemplos de jornais em cada uma das fases do Jol propostas por Mielniczuk. Justificar.

Transpositivo: Correio do Sul, porque copia exatamente o que sai na edição impressa e ainda exibe as páginas em .pdf. Diário Popular, também tem o exato mesmo conteúdo da edição impressa – e ainda sem as fotos. O Sul (só capa e contracapa em pdf).

Metáfora: Zero Hora, porque explora links e recursos multimídia (embora esses recursos tendam a ser exatamente os mesmos da edição impressa). Também há blogs. Tem também o Jornal Minuano, que mistura notícias da edição impressa com (algumas) (poucas) informações de última hora.

Terceira fase: Folha Online, porque produz notícias especificamente para a Internet (e diferente da Folha de S. Paulo), explorando recursos como links, fotos, infográficos, entre outros. JBOnline, com a mesma justificativa. E Estadão.

2) Observar:
- Portais:
Terra
G1
- Jornais:
Folha Online
Estadão
- Revistas
Omelete
Rabisco

Responder:

a) As características do Jol que estão presentes nos exemplos? Em que medida?
Há diferentes graus de interatividade em todos eles. Nas revistas a interatividade é praticamente mínima (responder enquetes, enviar e-mails). No Terra e no G1 já é bem maior (em tese, dá até para enviar notícias). E nos jornais a interatividade fica em um nível intermediário – também dá para enviar notícias, fotos, etc., mas esse material não fica reunido em um espaço específico (como nos portais). Também dá para fazer comentários nas notícias.
A atualização contínua é maior nos portais, seguido dos jornais, e há menos preocupação com velocidade nas revistas. Quanto à personalização, as revistas são voltadas para públicos mais específicos. Já nos portais e nos jornais as notícias são separadas por editorias (dá para ler só o que interessa, etc..). Os jornais e os portais oferecem feeds separados por conteúdo (caso os leitores queiram receber apenas as notícias de saúde, moda, tecnologia, política...).
A hipertextualidade está presente de certa forma nos três tipos de sites. Mas as revistas tendem a fazer mais links para sites externos do que os portais e os jornais. Há links no meio da matéria nos jornais (mas com remissões internas). Multimidialidade – os portais parecem explorar bem mais isso (até com vídeos no meio das matérias), embora os outros também tenham mais de uma mídia (revistas – fotos e texto; jornais – infográficos, fotos).
Memória – os três tipos de sites apresentam arquivo de banco de dados. Mas nos portais e nos jornais só é possível voltar no tempo por data até um certo ponto. As demais notícias permanecem acessíveis mediante busca. (Os outros tipos de sites também oferecem busca).


b) Há diferenças na redação das matérias? Aponte-as, caso existam.
Sim. A preocupação com a velocidade faz com que nos portais predominem notícias rápidas, em maior quantidade. Nos jornais há menos notícias, mas os textos costumam ser mais longos e menos repetitivos. Já as revistas apresentam textos mais elaborados, com menor preocupação com a atualização e maior cuidado com o conteúdo.


c) A interatividade presente nos exemplos representa alguma mudança na produção de notícias? Explique.
Sim. Os receptores podem participar de forma mais fácil da tarefa de produção de notícias através do envio de notícias, comentários, fotos, e outras informações. Isso também acontece em outras mídias, mas na edição online essa interação pode se dar em tempo real. Em uma enquete, por exemplo, presente nos três tipos de sites, dá para acompanhar o resultado da votação enquanto os votos ainda estão sendo processados. Os sites que permitem comentários (como nos blogs da Folha e do Estadão, ou em algumas notícias do G1) também fazem com que os leitores possam deixar suas impressões sobre a notícia junto ao fato. Isso faz com que cada vez mais a fronteira entre emissão e recepção se torne menos nítida... E a produção de notícias se modifica na medida em que precisa se adaptar para a possibilidade de receber colaboração e feedback em tempo real, e pelo mesmo meio (algo que não acontece nas outras mídias).

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