segunda-feira, 3 de setembro de 2007

A moda também comunica

Alunos da ECOS assistem a palestra de especialista em moda

Embora alguns possam ser formadores de opinião, a maior parte das pessoas se enquadra na categoria “seguidores” quando o assunto é adotar as tendências da moda. Há ainda inovadores, conservadores e excluídos. Independente da categoria em que se esteja, o que não se pode negar é que a moda influencia as pessoas. E, como tal, a moda também comunica.

Essas são algumas das idéias apresentadas na palestra Pesquisa de Tendências: Inspiração x Cópia, da mestre em Design de Moda, Doris Treptow, na segunda-feira, dia 3 de setembro, às 19h. A palestra aconteceu no auditório da Escola de Comunicação Social da UCPel. Na mesma ocasião, a professora coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda da UCPel, Ligia Osório, lançou o livro Modelagem: Organização e Técnicas de Interpretação.

Na platéia, alunos dos três cursos da Escola de Comunicação Social dividiam espaço com representantes de estabelecimentos locais ligados ao vestuário. O auditório, com capacidade para 120 pessoas, estava lotado.

Em sua exposição, Doris Treptow priorizou as pesquisas de tendências. Uma tendência de moda representa "a predileção coletiva por um determinado estilo, em evolução ou reação a outro estilo adotado anteriormente". Essa preferência irá refletir temas de interesse contemporâneo e também os materiais disponíveis em um determinado momento.

Para identificar essas preferências, é preciso fazer pesquisas de tendências. O site TrendWatching.com traz relatórios de inúmeras pesquisas de tendências realizadas ao redor do mundo.

Consumo da moda como forma de Comunicação

De acordo com Doris Treptow, as categorias de consumidores de moda seriam as seguintes:

Inovadores - não estão nem aí para o que os outros pensam, simplesmente criam novas combinações. São os responsáveis pelas mudanças.

Formadores de opinião - adotam novas tendências rapidamente. Querem parecer modernos, mas não estranhos. Influenciam outros consumidores (exemplo: celebridades).

Seguidores – constitui a maioria do mercado. Indivíduos que seguem estilos criados (inovadores) ou adotados (formadores de opinião) por outros.

Conservadores – aqueles que compram roupa apenas conforme a necessidade.

Excluídos – quando a aquisição de roupas é limitada por razões sociais, econômicas ou religiosas.

>> Compare preços do livro Inventando Moda – Planejamento de Coleção, de Doris Treptow


O curso de Tecnologia em Design de Moda

O curso de Tecnologia em Design de Moda integra a Escola de Comunicação Social da UCPel, junto com as habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social. Coordenado pela professora Lígia Osório, a graduação foi criada no primeiro semestre de 2007, a partir do resultado de uma pesquisa de mercado realizada pela Empresa Jr. da UCPel. O objetivo é estimular o desenvolvimento do segmento na região sul. O curso tem duração de seis semestres e tem como foco o desenvolvimento de produtos. Dentre as atribuições do tecnólogo em Design de Moda, está a elaboração de pesquisas de tendências, a temática abordada por Doris Treptow na palestra.

Nenhum comentário: